Período chuvoso contribui para o aumento dos casos de gripe

Foram 25 casos suspeitos notificados em Teresina

Período chuvoso contribui para o aumento dos casos de gripe
Com o aumento das chuvas e diminuição das temperaturas há sempre um aumento no número dos casos de gripe, doença sazonal em que a proliferação, a partir do mês de março, deixa boa parte da população acamada por sintomas como febre, dor no corpo, coriza e outras manifestações comum à problemas respiratórios.

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de janeiro a março de 2012, foram notificados 25 casos suspeitos da forma mais comum da doença, sendo 24 entre residentes da cidade de Teresina. Destes, 8 foram considerados negativos e 17 estão aguardando resultado. Foi detectado ainda um caso de Influenza A H3N2 sazonal com sintomas de síndrome gripal.

De acordo com a pneumologista Tatiana Santos Malheiros Nunes, da FMS, o principal meio de prevenir a proliferação da gripe é tomar extremo cuidado no contato com pessoas doentes. “Para isso, precisamos evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e tapar a boca com lenço descartável quando for tossir ou espirrar”, esclarece. “Além disso, não devemos permitir a aproximação com crianças pequenas, pois elas são mais suscetíveis a doença”, ressalta a médica.

Ainda segundo Tatiana, o principal meio de tratar todas as formas de gripe deve ser a hidratação. Isso porque a secreção espessa se torna um meio de cultura de agentes causadores de complicações – como a pneumonia – uma vez que a gripe causa uma queda na imunidade do paciente, especialmente em idosos e crianças. Analgésicos e antitérmicos apenas aliviam os sintomas da doença, mas o vírus causador é eliminado naturalmente pelo corpo humano.

Vacinação

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe” a campanha nacional começará na próxima segunda-feira (15) e terá como Dia D em Teresina a data de 20 de abril, que é o dia de mobilização nacional. As vacinas serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde para a FMS, que colocará postos fixos de vacinação, além de postos volantes instalados em locais de grande circulação de pessoas. “Vale ressaltar que os postos volantes não vacinam crianças, para protegê-las da exposição excessiva”, afirma a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças na faixa etária de seis meses à menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto) mediante apresentação de laudo médico, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/641/periodo-chuvoso-contribui-para-o-aumento-dos-casos-de-gripe