Saúde mental

Dia da Saúde mental é celebrado em Mostra na Praça João Luís Ferreira

O objetivo é divulgar o serviço ofertado aos que sofrem de transtorno mental e promover sua integração na sociedade

Dia da Saúde mental é celebrado em Mostra na Praça João Luís Ferreira

Levar para a comunidade as atividades realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como divulgar o serviço voltado aos que sofrem de transtorno mental e promover sua integração na sociedade. Este é o objetivo da I Mostra Cultural do CAPS II Sul, realizada hoje (14) na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina.

A programação contou com uma aula de zumba, capoterapia, oficinas de pintura e de confecção de brigadeiros feitos de batata doce, além de uma roda de conversa com a psiquiatra do CAPS. Transeuntes eram convidados a participar das atividades, bem como a receber panfletos com informações sobre a rede de saúde mental do município.

A coordenadora do CAPS II Sul, Socorro Barros, explica que a Mostra está sendo realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro. O evento tem como tema “Dignidade na Saúde mental: 25 anos de um desabrochar de liberdade e paz”, em alusão à Declaração de Caracas, que estabeleceu a reestruturação do atendimento em saúde mental no mundo e uma nova visão sobre seus usuários, com ênfase na dignidade pessoal e os direitos humanos e civis.

“Queremos chamar a atenção da comunidade, pela perspectiva da valorização”, conta Sayonara Lima, assistente social do CAPS II Sul. “Devemos desmistificar o preconceito em relação às pessoas com transtornos mentais, mostrar que elas devem viver em sociedade”, afirma ela.

A usuária Marli Marques Lima acredita na força de eventos como este para promover esta integração. “Oportunidades como estas são importante para nós, pois é uma oportunidade de dizermos eu existo. Da mesma forma, os transeuntes ficam informados por meio dessa divulgação e vão atrás do serviço quando precisarem”. Marli cita sua própria história como exemplo: ela conheceu o trabalho do CAPS em um evento no Centro da cidade.

A programação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) alusiva ao dia da Saúde Mental continua hoje à tarde, com um passeio no Jardim Botânico de Teresina promovido pelo CAPS II Norte. Sua programação segue até o dia 29, com uma capacitação para seus profissionais com as equipes do Centro POP e Consultório na Rua, reunião de Matriciamento da Zona Norte com participantes do Intercâmbio Percursos Formativos na RAPS em Embu das Artes-SP e o planejamento das atividades para o mês de Novembro/2015, além de mais um passeio por meio do projeto Re-descobrindo Teresina.

• Estande com trabalhos produzidos pelos usuários do CAPS II Sul
  • Oficina de pintura
  • Profissionais do CAPS II Sul
  • Aula de zumba