OUTUBRO ROSA

FMS faz busca ativa de mulheres que precisam realizar mamografia

Ação faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa

FMS faz busca ativa de mulheres que precisam realizar mamografia

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em alusão ao Outubro Rosa, está realizando, através das Equipes de Saúde da Família (ESF), a intensificação da busca ativa das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade para que todas realizem o exame clínico de mamas.

Todo mês de outubro existe o movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. “Com a busca ativa dessas mulheres temos como objetivo principal fazer com que até o final deste ano todas elas tenham consulta agendada para realização da mamografia, prevenindo ou fazendo o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica Marino Neto, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da FMS.

Ele fala ainda que a FMS sempre realiza atividades voltadas à saúde da mulher. “Teresina vem alcançando bons resultados. Em dois anos, a Fundação Municipal de Saúde registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde”, afirma. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para 3 em 2014.

As mulheres de todas as faixas etárias recebem atenção à saúde. “Estamos concluindo cronograma de visitas às escolas para imunizar as garotas entre nove e 11 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero”, lembra Mariano Neto.

SAÚDE DA MULHER

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as mulheres fazem todo o pré-natal, com a realização de todas as consultas e exames. E com a implantação da Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, um protocolo é utilizado para acolher as gestantes e classificar os riscos de cada gestação, na intenção de evitar aborto, complicações na gravidez e no parto, bem como a mortalidade neonatal.

“A FMS busca melhorar ainda mais o atendimento à gestante com diversas ações: implantamos a vacina contra a coqueluche, o teste rápido de gravidez (a mulher pode diagnosticar em 10 minutos se está grávida e já começar o pré-natal na UBS) e a inserção da Eletroforese de Hemoglobina nos exames de pré-natal (procedimento que faz o diagnóstico de doença falciforme)”, destaca Smithanny Barros, diretora de ações assistenciais da FMS.

A FMS mantém parceria com as maternidades visando um acolhimento completo às gestantes, com a indicação prévia do local do parto, o que garante tranquilidade à família da parturiente. Caso seja comprovada alguma situação de risco, a paciente é referenciada para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que fará o acompanhamento. À medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente.

As equipes do Programa Saúde da Família têm papel importante na prevenção e cuidados coma mulher. “Por exemplo, quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa da mãe. Estamos também com o Plano de Vinculação da Gestante, que distribui cartilhas informativas e ilustrativas às gestantes para esclarecê-las ainda mais sobre o acesso delas à rede de saúde, desde o pré-natal até a maternidade onde será realizado o parto”, informa Smithanny Barros da Silva.

Outubro Rosa fms mamografia

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/63/fms-faz-busca-ativa-de-mulheres-que-precisam-realizar-mamografia