Teresina recebe ações pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Campanha se estende até o dia 27.

Teresina recebe ações pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Profissionais de saúde e lideranças comunitárias reuniram-se na manhã de hoje (25) no Cine-Teatro da Assembleia Legislativa para discutir a prevenção e tratamento da tuberculose. O evento marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que foi comemorado no dia 24 de março e será lembrado com uma série de ações promovidas pela Prefeitura de Teresina.

A campanha se estende até o dia 27 e será marcada por atividades educativas e de prevenção à doença. Na abertura, foi realizada uma roda de conversa sobre formas de conscientização e combate à doença junto à comunidade. Foi também exibido o filme “Volta Landico”, que aborda a problemática do abandono do tratamento pelos doentes com tuberculose e do empenho dos profissionais em motivar para o cumprimento dos tratamentos como a única forma de garantir o retorno da sua saúde e a promoção da saúde pública.

Simultaneamente, equipes do Estratégia Saúde da Família realizam a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios e que apresentem tosse com expectoração por três semanas ou mais. Uma vez detectada a tuberculose, o tratamento – que é gratuito e oferecido pelo SUS - será iniciado imediatamente. “Precisamos estar muito atentos à prevenção, pois quanto antes o tratamento for iniciado, melhor”, alerta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão. “É importante também que o paciente não interrompa seu tratamento. Ele deve ser realizado diariamente e pelo tempo total indicado, que é de, no mínimo, de seis meses”, explica.

A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que acomete primariamente o pulmão. Nos anos de 2011 e 2012, Teresina registrou 354 e 341 casos de tuberculose, respectivamente. A forma pulmonar é a mais comum e caracteriza por sinais e sintomas de evolução prolongada como tosse com ou sem expectoração, febre baixa no período vespertino, suor excessivo noturno, perda de peso, falta de coragem e diminuição do apetite. O contágio se dá por via aérea, com dispersão de partículas ressecadas, através da fala, da tosse ou do espirro eliminados pelo doente que apresente o bacilo nas suas secreções respiratórias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/629/teresina-recebe-acoes-pelo-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose