Crianças participam de ação de combate à dengue na zona Norte

Crianças participam de ação de combate à dengue na zona Norte
Órgãos da administração municipal de Teresina, como a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e as superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) realizam a segunda etapa do mutirão “Mais limpeza, Mais Saúde” com uma ação concentrada no combate à dengue na cidade. Os principais alvos são os locais de maior acúmulo de lixo e, consequentemente, as condições mais propícias para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Na manhã de hoje (21) aconteceu o lançamento da ação na zona Norte de Teresina com um grande reforço, a presença de crianças da rede municipal de ensino que atuam na campanha como multiplicadores junto aos pais e familiares das recomendações de combate ao mosquito da dengue. O local escolhido foi o mercado popular do bairro São Joaquim. Participaram da solenidade, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o diretor da Regional de Saúde da região Centro/Norte, Gilvan Malta, o gerente de Serviços Urbanos da SDU Centro/Norte, Roberto Viana, entre outros.

Cerca de 100 crianças da Escola Municipal Antonio Gayoso também estavam presentes no local. O diretor da escola, Joaquim Filho, lembrou que o tema já vem sendo trabalhado na escola e disse acreditar que esse é mais um importante reforço no combate à doença. “Vejo-os como verdadeiros ‘transmissores do bem’. São essas crianças que lembram aos seus pais, por exemplo, qual a maneira correta de agir. E também elas mesmas podem evitar a proliferação da dengue não deixando lixo espalhado na escola e em suas casas”, destacou.

Uma das alunas da escola Antonio Gayoso, a Maísa Elen, de 11 anos, que já foi vítima da dengue, deu seu depoimento e lembrou o quanto foi ruim. “Senti dores de cabeça, dor no corpo, foi péssimo”, lembra. Maísa contou ainda que contraiu a doença na casa da tia, onde havia garrafas sem tampas e que acumulavam água.

O gerente de Serviços Urbanos da SDU Centro/Norte, Roberto Viana, lembrou que um total de 200 homens, das quatro SDUs, estão envolvidos no trabalho de limpeza dos bairros Matadouro, Parque Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília e Olarias. De acordo com o gerente, estão sendo distribuídos nas residências mais de 5 mil sacos plásticos e 500 luvas descartáveis para que os moradores recolham o lixo nos quintais e corredores de suas casas e coloquem nas calçadas. “Estamos com 20 caminhões para fazer o recolhimento dessa material durante os três dias do mutirão. É muito importante essa participação da população”, comentou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, lembrou que de janeiro até o dia 20 de março foram registrados 314 casos de dengue em Teresina. “Neste período no ano passado, esse número era dez vezes maior. Mas temos que continuar trabalhando para que esses números sejam cada vez menores. Justamente por isso é tão importante a participação de todos. Cada um precisa fazer a sua parte”, concluiu.

A próxima etapa acontece nos bairros Nossa Senhora das Graças, Vermelha, Pio XII e São Pedro, na zona Sul, nos dias 04, 05 e 06 de abril.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/628/criancas-participam-de-acao-de-combate-a-dengue-na-zona-norte