Prefeitura terá programação especial para o Dia de Combate à Tuberculose

Ações acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de março.

Prefeitura terá programação especial para o Dia de Combate à Tuberculose
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Teresina programou uma série de atividades educativas e de prevenção à doença. Exibição de filme, palestras, atendimento aos usuários e distribuição de material educativo são algumas das ações que serão realizadas pelos técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante os dias 25, 26 e 27 de março.

Na manhã da segunda-feira, dia 25, o Cine-Teatro da Assembleia Legislativa será palco de exposições e de uma roda de conversa com lideranças comunitárias sobre formas de conscientização e combate à doença. Na oportunidade, será exibido o filme “Volta Landico”, filme que aborda a problemática do abandono do tratamento pelos doentes com tuberculose e do empenho dos profissionais em motivar para o cumprimento dos tratamentos como a única forma de garantir o retorno da sua saúde e a promoção da saúde-pública.

Durante os três dias da ação, as equipes Estratégia Saúde da Família estarão realizando exames e distribuindo material educativo para a população. “A avaliação da equipe de saúde da família, de forma integrada, é importante para o diagnóstico”, explica o coordenador de Tuberculose da FMS, Gilvan Carvalho. “É importante que o tratamento seja iniciado assim que haja a confirmação e realizado corretamente pelo paciente, ou seja, diariamente e pelo tempo total indicado, que é no mínimo de seis meses no seu esquema mais básico”, enfatiza. O tratamento é gratuito e distribuído pela rede pública de saúde (SUS) através do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que acomete primariamente o pulmão. O contágio se dá por via aérea, com dispersão de partículas ressecadas, através da fala, da tosse ou do espirro eliminados pelo doente que apresente o bacilo nas suas secreções respiratórias. O contato prolongado em ambientes com restrição de luminosidade e ventilação, favorecidos por aglomerações, principalmente em estruturas habitacionais inadequadas determinam uma maior chance de transmissão da bactéria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de um terço da população mundial encontra-se infectada.

A forma pulmonar é a mais comum e caracteriza por sinais e sintomas de evolução prolongada como tosse com ou sem expectoração, febre baixa no período vespertino, suor excessivo noturno, perda de peso, falta de coragem e diminuição do apetite. Além da forma pulmonar, outros órgãos podem ser acometidos (cérebro e meninges, pleura, ossos, gânglios linfáticos, pele, rins, olhos, etc.). Essas são denominadas formas extrapulmonares.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/627/prefeitura-tera-programacao-especial-para-o-dia-de-combate-a-tuberculose