Teresina ratifica parceria com Projeto Vida no Trânsito

A população será estimulada a participar do projeto.

Teresina ratifica parceria com Projeto Vida no Trânsito
“A Prefeitura de Teresina está envidando todos os esforços para apoiar e estimular as ações do Projeto Vida no Trânsito para a redução dos acidentes. Precisamos investir em ações de educação de trânsito e estimular a participação de todos os segmentos da sociedade nessa luta em defesa da vida”. Foi o que afirmou hoje(18) o prefeito Firmino Filho ao participar de uma reunião técnica do Projeto Vida no Trânsito.

A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Piauí e contou com a participação da Consultora Técnica da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, do Consultor Internacional do Projeto Vida no Trânsito/RS10 – OPAS/OMS Brasil, Roberto Colombo; da Coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves da Silva, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, do superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, além de outras autoridades.

Criado em abril de 2010, o Projeto Vida no Trânsito em Teresina tem como objetivo a redução de acidentes de trânsito no município de Teresina. O projeto foi inicialmente implantado nos municípios de Teresina, Palmas, Belo Horizonte, Curitiba e Campo Grande. Após a implementação do projeto, apesar do crescimento da frota na ordem de 10%, o objetivo maior de salvar vidas foi alcançado, visto que os indicadores finais de redução absoluta e proporcional a veículos e habitantes são uma realidade, nunca antes alcançada em relação a mortes, apenas em total de vítimas feridas. Em 2011, a coleta integrada de informações tem nos revelado uma diminuição de 30% nas vitimas fatais. Em vidas significa 69 que foram preservadas, além das inúmeras atividades integradas realizadas.

Diante dos resultados positivos e com o intuito de renovar a parceira com a Prefeitura de Teresina e mostrar a importância do projeto para a cidade também foi realizada ontem (19) durante todo o dia, na Casa da Cultura, uma oficina com as pessoas que fazem parte do projeto a fim de uma avaliar as ações e o planejar novos trabalhos em 2013.

De acordo com o superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, “os resultados do Projeto Vida no Trânsito são muitos bons e tem conseguido salvar muitas vidas, por isso entendemos que conseguiremos dar continuidade as essas ações”, acrescentou.

O diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, como resultado das ações do Projeto Vida no Trânsito houve uma redução de 23,58% no número de acidentes envolvendo automóveis. O secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, explicou que o Governo do Estado também está aumentando a resolutividade nos hospitais regionais do interior, evitando que muitos pacientes sejam transferidos para a capital.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/625/teresina-ratifica-parceria-com-projeto-vida-no-transito