Prefeitura promove megaoperação de limpeza na cidade

Mutirões de limpeza estão sendo programados em toda a cidade. Trabalhos iniciam dia 14

Como parte do programa de controle de Dengue, a Prefeitura de Teresina deflagra a operação “Mais limpeza, mais saúde” com uma série de mutirões na cidade. O primeiro acontece de 14 a 16 de março, em bairros da zona Sul. As atividades serão coordenadas pela Fundação Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

Estão programados cinco grandes mutirões, que começam na próxima quinta-feira (14) e se encerram no sábado, 20 de abril. Para participar, a população é convidada a armazenar o lixo domiciliar em sacos plásticos doados pelos agentes de saúde da FMS, através de visitas domiciliares ou nos postos de saúde da Prefeitura. Até mesmo o lixo de grande porte, como eletrodomésticos e móveis que estiverem nos quintais poderão ser recolhidos por 23 caminhões de coleta disponibilizados pelas SDUs, que contarão com 230 homens trabalhando na ação.

Macaúba, Monte Castelo, Cidade Nova e Cristo Rei serão atendidos no primeiro mutirão e foram escolhidos por apresentarem o maior número de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypiti, de acordo com o primeiro levantamento de Índice Rápido de 2013. Bairros como Matadouro, Nova Brasília, Vila Taquari, Santa Bárbara e Vila Irmã Dulce estão na lista dos mutirões.

O prefeito Firmino Filho pediu integração entre a Fundação Municipal de Saúde e as SDUs para mobilização da população nos mutirões. “Fizemos, pelo menos, duas grandes reuniões convocando nossas equipes técnicas. Os agentes de saúde vão trabalhar a cada semana de mutirão distribuindo sacos de lixo e material educativo, instruindo para a coleta de lixo regular e cuidados com a limpeza de objetos e utensílios que podem abrigar focos do mosquito da dengue”, informou o Presidente da FMS, Luiz Lobão.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), também será envolvida na ação. “Convidamos também a SEMEC para nos ajudar na sensibilização de crianças para aumentar a capacidade de mobilização junto às famílias e nos finais de semana as equipes das SDUs completam o ciclo do mutirão com a coleta do lixo. Isso tudo é um esforço coletivo para preparar a cidade para o período crítico da dengue, que geralmente é maio”, complementa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/620/prefeitura-promove-megaoperacao-de-limpeza-na-cidade