Teresina terá R$600 mil mensais para cofinanciamento da saúde

Termo de adesão ao Programa Estadual foi assinado na manhã de ontem na APPM

O Secretário Municipal de Saúde,Noé Fortes, participou de encontro nesta terça-feira,12, na Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) para assinatura do termo de adesão ao Programa Estadual de Cofinanciamento da Saúde,que tem como objetivo destinar recursos ao municípios para investimento em Atenção básica, Assistência Farmacêutica, Centro Odontológico, Laboratório de Prótese Dentária e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Secretário Noé Fortes,que representou o prefeito Firmino Filho na solenidade,explicou que a verba destinada à Teresina deverá ser de aproximadamente R$ 600 mil mensais e que os recursos deverão ser aplicados na manutenção dos postos de saúde,compra de remédios,assistência e reestruturação desses locais. “Teresina receberá o maior verba, afinal recebemos pessoas de todo o Estado e até de outras regiões.É uma parceria importante que deve contribuir para melhor atender aos usuários”,afirmou o Secretário Noé Fortes.

O cofinanciamento tem o prazo de dois anos,podendo ser renovado por igual período.O financiamento para todo o Estado deve chegar a R$ 38 milhões de reais,para investimentos na saúde na área da atenção básica. “Inicialmente vamos dar prioridade a atenção básica e logo devemos continuar essa parceria importante para aprimorarmos a média e alta complexidade”,antecipou o Secretário Estadual de Saúde,Ernani Maia.

Para o Governador Wilson Martins a parceria vem fortalecer uma série de ações que já vêm sendo desenvolvidas em Teresina. “Prefeitos e Governadores devem cumprir metas e a área da saúde é onde estão os principais esforços. A medida que os municípios mostrem mais serviços,a tendência é que recebam mais recursos”,destacou o governador.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/619/teresina-tera-r-600-mil-mensais-para-cofinanciamento-da-saude