Prefeitura realiza testes de AIDS e Sífilis em mulheres

A ação “Fique Sabendo Dia da Mulher”, será promovido na Vila Irmã Dulce (CRAS II)

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde, programou uma ação especial para comemorar o dia da Mulher. Para alertar sobre importância do diagnóstico de DST/AIDS e Hepatites Virais, será garantido o acesso aos serviços de prevenção com a realização de 200 testes rápidos de AIDS e Sífilis para beneficiárias do Programa Bolsa Família.

A ação, que ganhou o nome de “Fique Sabendo Dia da Mulher”, será promovido no Centro de Referência e Assistência Social da Vila Irmã Dulce (CRAS II), das 8h às 18h desta sexta-feira. As mulheres receberão palestra, material informativo e aconselhamento para aquelas que desejarem realizar teste rápido para HIV e Sífilis.

100 beneficiárias do Programa Bolsa Família passarão pelos testes e em diagnósticos positivos serão encaminhadas para o atendimento médico especializado. No caso de hepatites virais as mulheres serão orientadas sobre vacinação e encaminhadas para uma das Unidades Básicas de Saúde do município para completar o esquema vacinal.

Todos os aconselhadores e testadores que participarão do Fique Sabendo Dia da Mulher são profissionais de saúde de nível superior capacitados pelo Ministério da Saúde. A quantidade de profissionais é estimada para a realização de 200 testes rápidos, sendo 100 testes para HIV e 100 testes para Sífilis.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, o evento fortalece a integração entre as políticas de assistência à mulher através de órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Teresina e cumpre a função de cuidar de uma parcela da população que merece atenção especial. “A mulher carece de qualidade de vida e saúde como um direito essencial e nós trabalhamos para garantir isso. No dia dedicado a ela, queremos apenas reforçar a garantia aos serviços básicos de saúde”, reforçou o presidente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/617/prefeitura-realiza-testes-de-aids-e-sifilis-em-mulheres