Teresina adere à Semana Saúde na Escola

Este ano, a atenção à obesidade é prioridade durante a ação.

Teresina adere à Semana Saúde na Escola
Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, assina termo de adesão à Semana Saúde na Escola 2013, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

“O objetivo da semana é mobilizar as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e comunidade escolar em ações de prevenção da obesidade e saúde ocular”, explica o coordenador de ações assistenciais da FMS, Francisco de Sá e Pádua. O público alvo será os educandos da rede pública de ensino.

Este ano, a atenção à obesidade é prioridade durante a ação. Isso porque 7% das crianças com até cinco anos estão com excesso de peso. Esta taxa aumenta para 30% quando a comparação é feita entre crianças de cinco a nove anos. Já nos adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos, o percentual chega a 20%.

Equipes do programa Estratégia de Saúde da Família( ESF) irão até as escolas e realizarão exames de avaliação do índice de massa corporal das crianças, que farão também exames oftalmológicos. Além disso, elas poderão fazer exercícios com educadores físicos e receber dicas de alimentação saudável. Para o Presidente da FMS, Luiz Lobão, a adesão à Semana é uma das ações planejadas para o fortalecimento dos serviços de atenção básica do município. “As atividades programadas exigem o envolvimento direto das equipes de estratégia da família que estão em contato permanente com a população e vai trabalhar ações no sentido de diminuir problemas de saúde pública que podem contribuir para um baixo do desenvolvimento das nossas crianças”, disse o Presidente.

A Semana de Saúde na Escola é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/616/teresina-adere-a-semana-saude-na-escola