Aplicativo ajuda médicos a diagnosticar a dengue

O aplicativo pode ser baixado por meio do www.unasus.gov.br/dengue

Aplicativo ajuda médicos a diagnosticar a dengue
As autoridades de saúde ganham mais uma ferramenta para auxiliar o diagnóstico da dengue. As Universidades Federais de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul desenvolveram um aplicativo para smartphone a pedido do Ministério da Saúde para auxiliar no trabalho de detecção da doença e as melhores ações para combater a doença.

O aplicativo pode ser baixado por meio do www.unasus.gov.br/dengue. “Basta o médico baixar no seu smartphone o aplicativo e, ao receber o paciente com sintomas da dengue, colocar as caracteristicas do paciente. O aplicativo classifica a dengue e orienta as ações que devem ser realizadas para eliminar a doença”, explica a coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba.

No aplicativo, os profissionais de saúde deverão cadastrar dados do pacientes como sexo, peso, idade, sinais e sintomas da doença. “De posse dessas informações, o profissional tem o auxilio par ao combate a doença”, ressalta a coordenadora. A proposta agora é que o maior número de profissionais tenham acesso a ferramenta para garantir ações mais eficazes no combate à dengue.

Amariles Borba explica que a medida que o paciente é diagnoticado com a dengue, as reincidências se agravam. “Por isso, é importante tomar todos os cuidados para evitar a doença e detectar o caso o mais rápido possivel para tomar as medidas necessárias e evitar que a dengue se agrave”, ensina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/609/aplicativo-ajuda-medicos-a-diagnosticar-a-dengue