SAMU
Linha 192 do SAMU migra para sistema digital
Com essa mudança, o serviço deixará de depender de cabos de fibra óptica, que eram frequentemente alvo de furtos e comprometiam o funcionamento da linha.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a linha telefônica do SAMU 192 passará por uma atualização tecnológica e será migrada para o sistema digital. Com essa mudança, o serviço deixará de depender de cabos de fibra óptica, que eram frequentemente alvo de furtos e comprometiam o funcionamento da linha.
Para realizar a migração, o número 192 ficará temporariamente fora de serviço na tarde desta terça-feira (26). Durante esse período, em caso de necessidade, a população poderá acionar o SAMU por meio do telefone alternativo: (86) 99435-1484.
Segundo Fabíola Pereira, gerente administrativa do SAMU, a nova tecnologia adotada será o protocolo SIP, um sistema de código aberto que permite comunicação em tempo real pela internet, como chamadas de voz via VoIP. “A mudança visa garantir maior estabilidade na linha e segurança no atendimento”, explica.
O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela FMS, que oferece assistência em casos de urgência e emergência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. A central de regulação atende os chamados pelo 192, e as ambulâncias e motolâncias estão estrategicamente posicionadas em diversos pontos da cidade para garantir agilidade no socorro.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/6080/linha-192-do-samu-migra-para-sistema-digital