Maternidade
Maternidade do Dirceu fará teste rápido HTLV para pesquisa do Ministério da Saúde
Assim, durante três meses, uma equipe especializada atuará na unidade realizando testes rápidos para HTLV em cerca de 284 mulheres internadas.

Nesta quarta-feira (20), a Maternidade Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu, foi selecionada para integrar um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de estimar a prevalência da infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) e outras infecções sexualmente transmissíveis entre mulheres que deram à luz. Assim, durante três meses, uma equipe especializada atuará na unidade realizando testes rápidos para HTLV em cerca de 284 mulheres internadas.
De acordo com Mercia Cassandra, diretora geral da Maternidade Wall Ferraz, os dados coletados servirão de base para o Ministério da Saúde. “Os resultados dessa pesquisa em Teresina permitirão decisões mais assertivas e a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis decorrentes do HTLV, além de subsidiar a implementação do teste de rastreamento durante a gestação”.
Atualmente, o teste rápido para HTLV na rede pública de Teresina está disponível apenas para doadores de sangue no HEMOPI. “A inclusão desse exame na rotina do pré-natal, como propõe o estudo, representaria um avanço com impacto econômico e organizacional relevante. A previsão é que, em dois anos, o Brasil introduza o rastreamento do HTLV no pré-natal”, finaliza Mércia Cassandra.
Conheça a infecção HTLV
O HTLV é um vírus da mesma família do HIV, transmitido por sangue, sexo sem proteção e leite materno. Embora não cause AIDS, pode afetar o sistema imunológico e, em cerca de 5% a 10% dos casos, levar a doenças graves como leucemia/linfoma de células T e paraparesia espástica tropical. Os sintomas incluem fraqueza nas pernas, dor, dificuldade para urinar e prisão de ventre.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/6071/maternidade-do-dirceu-fara-teste-rapido-htlv-para-pesquisa-do-ministerio-da-saude