Ouvidorias proporcionam canal de diálogo com usuários do SUS
Usuários do sistema de saúde contam com ferramentas para dar opiniões
26/02/2013 | 00:00
Imprimir
Os usuários do sistema de saúde do município de Teresina contam com duas ferramentas para dar opiniões e sugestões para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e postos administrados pela Prefeitura de Teresina. Tratam-se da Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde e da Ouvidoria do SUS.
A Ouvidoria da FMS funciona desde setembro do ano passado, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Já a Ouvidoria do SUS funciona, também de segunda a sexta-feira, mas em horário diferenciado, de 7h30 às 13h30.
Podem utilizar a ouvidorias todos os usuários do Sistema Único de Saúde que desejem opinar, fazer críticas, elogios, sugestões e pontos negativos do atendimento e serviços disponibilizados pelo município à população.
Os sistemas das Ouvidorias permitem a emissão de relatórios para que o problema apontado pela população seja resolvido de maneira satisfatória.
O cidadão faz a reclamação e pensa que foi apenas um desabafo, mas a ouvidoria dá um retorno, sempre buscando resolver os problemas apontados. É uma via de mão dupla, o cidadão nos ajuda a melhorar e nós o ajudamos com suas reclamações, explicou o ouvidor do SUS João Rodrigues Moraes.
A Ouvidoria é um instrumento de humanização do SUS e de aproximação entre gestores e a população. Para que o usuário do sistema de saúde entre em contato com as ouvidorias basta ligar para os telefones 0800-2862-666/ 3223-2188/ 3223-2132 (Ouvidoria SUS) ou 0800 086 8600 (Ouvidoria da FMS).
Por meio do Sistema de Ouvidoria a população pode fazer denúncias, reclamações, sugestões e comentários sobre o funcionamento de qualquer unidade de saúde do município e também da Vigilância Sanitária, Zoonose e regionais de saúde.
O sistema é interligado às chamadas sub-redes, que envolvem as Coordenadorias Regionais de Saúde Leste-Sudeste, Sul e Centro-Norte (que têm sob seu comando centros de saúde e hospitais), além do HUT, Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) e Gerência de Planejamento.
A Ouvidoria da FMS funciona desde setembro do ano passado, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Já a Ouvidoria do SUS funciona, também de segunda a sexta-feira, mas em horário diferenciado, de 7h30 às 13h30.
Podem utilizar a ouvidorias todos os usuários do Sistema Único de Saúde que desejem opinar, fazer críticas, elogios, sugestões e pontos negativos do atendimento e serviços disponibilizados pelo município à população.
Os sistemas das Ouvidorias permitem a emissão de relatórios para que o problema apontado pela população seja resolvido de maneira satisfatória.
O cidadão faz a reclamação e pensa que foi apenas um desabafo, mas a ouvidoria dá um retorno, sempre buscando resolver os problemas apontados. É uma via de mão dupla, o cidadão nos ajuda a melhorar e nós o ajudamos com suas reclamações, explicou o ouvidor do SUS João Rodrigues Moraes.
A Ouvidoria é um instrumento de humanização do SUS e de aproximação entre gestores e a população. Para que o usuário do sistema de saúde entre em contato com as ouvidorias basta ligar para os telefones 0800-2862-666/ 3223-2188/ 3223-2132 (Ouvidoria SUS) ou 0800 086 8600 (Ouvidoria da FMS).
Por meio do Sistema de Ouvidoria a população pode fazer denúncias, reclamações, sugestões e comentários sobre o funcionamento de qualquer unidade de saúde do município e também da Vigilância Sanitária, Zoonose e regionais de saúde.
O sistema é interligado às chamadas sub-redes, que envolvem as Coordenadorias Regionais de Saúde Leste-Sudeste, Sul e Centro-Norte (que têm sob seu comando centros de saúde e hospitais), além do HUT, Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) e Gerência de Planejamento.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/607/ouvidorias-proporcionam-canal-de-dialogo-com-usuarios-do-sus