SAMU atendeu mais de 2 mil chamadas no carnaval
Foram 132 ocorrências de acidentes de trânsito e 23 de agressões físicas, geralmente associadas ao á
15/02/2013 | 00:00
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O SAMU atende pelo telefone 192 e recebeu no mês de janeiro deste ano 5.228 chamadas, sendo 4.831 da zona urbana e 397 da zona rural. A maior quantidade de registros é de casos de traumas por acidentes de trânsito com 447 atendimentos, seguido de traumas por agressão física com 110 atendimentos.
A coordenadora do SAMU, Helsimone Alves Rodrigues, explica que para o atendimento ser eficiente é necessário ter muitas informações sobre o estado do paciente. Durante o atendimento pelo telefone é feito o registro do endereço e telefone da pessoa que solicitou o serviço, além da análise se o caso requer ou não o envio de ambulância, explica, informando que são 12 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado com UTI.
O SAMU tem o registro do tempo médio de 15 minutos do deslocamento da ambulância até o local da chamada e de 12 minutos do local da ocorrência ao hospital nos atendimentos na zona urbana e para a zona rural é de 31 minutos até o local e de 26 minutos para o hospital.
Casos de orientação
Em janeiro o SAMU realizou 1.552 atendimentos com orientação médica, sem que seja necessário o envio de ambulância. Quando não for necessário, o médico orientará pelo telefone como proceder com o paciente, explica a coordenadora. Caso contrário, a ligação será transferida para um rádio-operador, que acionará a ambulância mais próxima da ocorrência.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, que é o espaço onde são atendidas as ligações telefônicas.
Os serviços do SAMU devem ser acionados sempre que houver necessidade de atendimento nos casos de acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos. Em casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.
Como funciona
A Central de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/601/samu-atendeu-mais-de-2-mil-chamadas-no-carnaval