MÊS DAS CRIANÇAS

Prefeito abre oficialmente Semana do Bebê e da Criança em Teresina

A atividade tem como tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias”

Prefeito abre oficialmente Semana do Bebê e da Criança em Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, fez a abertura oficial da Semana do Bebê e da Criança na manhã desta terça-feira (13) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, zona Norte.  No período de 13 a 18 de outubro haverão diversas atividades voltadas ao bebê e à criança com o tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias”.

“Durante a Semana do Bebê estaremos celebrando a saúde das nossas crianças. Todos sabemos da importância da Atenção Básica em Saúde. Vamos promover a saúde e a vida”, afirmou Firmino Filho.

Na abertura da semana houve o lançamento da Cartilha “Fluxograma de Atendimento – Consulta de Acolhimento Puerperal”. O material foi feito pelos técnicos em saúde da criança da FMS. “O lançamento dessa cartilha serve para que a mãe e o bebê sejam melhores acompanhados desde a gestação até os dois anos de idade do bebê”, explicou Francisco Pádua, presidente da Fundação de Saúde.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Para Joilene Araújo, mãe do pequeno Davi Lucas, de 5 meses, atentar à saúde do bebê é muito importante. “Eventos como esse servem para lembrarmos de sempre levarmos nossos filhos ao médico e a levá-los também para tomarem vacina. Enfim, prevenir problemas graves de saúde”, disse ela.

A Semana do Bebê e da Criança é uma ação que envolve os setores da saúde, educação e assistência social. No decorrer da semana serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município.

VEJA PROGRAMAÇÃO

• Prefeito abre oficialmente Semana do Bebê e da Criança em Teresina
Semana do Bebê e da Criança fms Firmino Filho Francisco Pádua

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/60/prefeito-abre-oficialmente-semana-do-bebe-e-da-crianca-em-teresina