Informações sobre paciente são fundamentais para atendimento do SAMU
Traumas por acidente de trânsito continuam sendo as principais ocorrências registradas no SAMU.
As informações corretas dos sintomas do doente e a localização de onde a pessoa se encontra são fundamentais para o atendimento do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - pelo telefone 192.
Durante o atendimento pelo telefone é feito o registro do endereço e telefone da pessoa que solicitou o serviço, além da análise se o caso requer ou não o envio de ambulância, explica a coordenadora do SAMU de Teresina, Helsimone Alves Rodrigues.
O SAMU deve ser acionado sempre que houver necessidade de atendimento nos casos de acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.
Quando não for necessário, o médico orientará como proceder pelo telefone. Caso contrário, a ligação será transferida para um rádio-operador, que acionará a ambulância mais próxima da ocorrência.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, que é o espaço onde são atendidas as ligações telefônicas.
A Central de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local.
Outra providência, mas somente para casos muito graves, é o envio da UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Trotes atrapalham atendimento
Em média, o tempo de atendimento das ambulâncias do SAMU é de 15 minutos, realizado por uma rede formada por 12 ambulâncias, sendo dez de suporte básico e duas de suporte avançado com UTI e medicamentos, além de duas motolâncias que circulam 24h.
Porém, em muitos casos, as chamadas são trotes, o que atrapalha, e muito, o bom funcionamento do serviço. A coordenação do SAMU registrou 38 trotes no mês de dezembro passado, contra 16 em novembro.
Acidentes de trânsito
Traumas por acidente de trânsito continuam sendo as principais ocorrências registradas no SAMU de Teresina. Em dezembro último foram 555 atendimentos, sendo 503 na zona urbana e apenas 52 na zona rural. Muitas ocorrências também foram registradas envolvendo trauma por agressão física, com 115 atendimentos.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/599/informacoes-sobre-paciente-sao-fundamentais-para-atendimento-do-samu