Prefeitura alerta para os cuidados contra a dengue no Carnaval

Banheiros e áreas externas devem ser vistoriados

Durante o carnaval, muitos teresinenses viajam e deixam seus imóveis fechados sem antes fazer uma vistoria nas áreas externas e banheiros. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina lança o alerta para que sejam tomados cuidado especiais em relação à dengue nos dias de folia.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantêm um trabalho permanente de monitoramento e prevenção à dengue, mas para que o resultado seja efetivo é necessário que a população tome simples cuidados que diminuem os riscos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito que causa a doença.

A Diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amariles Borba, diz que um vaso sanitário aberto e em desuso pode ser abrigo para o criadouro do Aedes Aegypti. “O ideal é que ao sair de viagem as famílias se preocupem em tapar os vasos sanitários, vedar os ralos de pias e chuveiros e até mesmo borrachas de máquinas de lavar para evitar que o mosquito estabeleça o ciclo de vida e ecloda provocando a dengue”, alerta a diretora. Outra recomendação importante é cuidar das áreas de serviço e lazer de casas, especialmente aquelas que têm tanques ou piscinas.

Em 2013, os números da dengue têm sido inferiores ao mesmo período do ano passado - foram 18 casos confirmados em Teresina durante o mês de janeiro. Apesar do resultado positivo, há uma preocupação das autoridades de saúde com a proximidade do período chuvoso, porque os mosquitos sempre aparecem depois das chuvas. “O maior problema que enfrentamos é a possibilidade da reincidência da dengue em um mesmo paciente, já que a cada manifestação a doença vem mais forte”, acrescenta Amariles Borba. “Então, o melhor remédio é o esforço no sentido de prevenir a proliferação do mosquito”, finaliza a diretora.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/595/prefeitura-alerta-para-os-cuidados-contra-a-dengue-no-carnaval