CRIANÇA

Semana do Bebê e da Criança acontece de 13 a 18 de outubro na capital

O prefeito Firmino Filho fará a abertura da atividade na UBS do Poty Velho

O incentivo e qualificação do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança é algo que é prioridade da Fundação Municipal de Saúde (FMS). No período de 13 a 18 de outubro a Semana do Bebê e da Criança acontecerá na capital, com o tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias”. O prefeito Firmino Filho fará a abertura da atividade, que acontece amanhã (13), às 8h, na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, zona Norte.

Na abertura da semana acontecerá o lançamento da Cartilha “Fluxograma de Atendimento – Consulta de Acolhimento Puerperal”. O material foi feito pelos técnicos em saúde da criança da FMS. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O evento tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Teresina realizará a Semana do Bebê e da Criança com o tema “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias” por ser este o período que compreende os 270 dias da gestação e 730 dias relacionados aos dois anos do bebê, contabilizando os primeiros mil dias da criança.

“Os primeiros mil dias de vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento físico e mental e essenciais para o seu futuro, já que a maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece antes que a criança atinja três anos de idade. É um período em que a criança desenvolve suas habilidades de pensar e falar, aprender e raciocinar, e lançam os alicerces para seus valores e comportamentos sociais quando adultos. Portanto, faz-se necessário discutir temas e garantir ações que tragam impacto positivo na saúde e desenvolvimento dessas crianças”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

A criança que tem um acompanhamento do crescimento e desenvolvimento bem feito tem maiores chances de crescer saudável. Todos devem priorizar as ações de promoção da saúde, de hábitos de vida saudáveis, vacinação, prevenção de problemas e agravos à saúde e cuidados dos pequenos.

A Prefeitura de Teresina está atenta a tudo isso, e por essa razão é inscrita na edição 2013-2016 do SELO UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Com isso, o município assume o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social, cujo objetivo é de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.

A Semana do Bebê e da Criança é uma ação que envolve os setores da saúde, educação e assistência social. No decorrer da semana serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município.

Durante toda a semana será realizada uma série de atividades entre palestras, rodas de conversas, consultas puerperal, exposição de vídeos lúdicos e educativos, atividades físicas, além de distribuição de materiais educativos com informações importantes para a promoção da saúde do bebê e da criança.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/59/semana-do-bebe-e-da-crianca-acontece-de-13-a-18-de-outubro-na-capital