População do Promorar faz teste de diabetes em hospital do bairro

Ações educativas para comemorar o Dia Municipal de Combate ao Diabetes

População do Promorar faz teste de diabetes em hospital do bairro
Com ações educativas foi comemorado hoje, 01/02, no Hospital do Promorar, zona Sul, o Dia Municipal de Combate ao Diabetes. Dados do Ministério da Saúde apontam que 5% da população de Teresina é portadora de diabetes.

Na programação comemorativa, além de ginástica laboral, teve realização de testes de glicemia para a comunidade. A diretora do Hospital do Promorar, Sandra Marina, informa que na próxima semana serão disponibilizados no hospital os testes de glicemia capilar. “Quando a taxa de açúcar no sangue for alta, o paciente é encaminhado para mais exames e acompanhamento”, diz.

Outra atividade foi a degustação de alimentos que podem ser consumidos pelas pessoas com diabetes. A nutricionista Rosário Dias explica que a dieta do diabético é individualizada. “É preciso considerar a idade, outras doenças que o paciente já adquiriu e por isso a orientação não pode ser de forma geral”, justifica, informando que no caso de crianças a dieta tem que favorecer o desenvolvimento e crescimento da pessoa.

Com 70 anos e apresentando diversos sintomas de problemas de saúde, Maria de Jesus do Nascimento participou das atividades na manhã desta sexta-feira no hospital. Ela fez o teste de glicemia que constatou alterações. “Tenho dores de cabeça, tonturas e já tive alguns desmaios”, fala, informando que já está fazendo dieta alimentar.

A atividade do Dia Municipal de Combate ao Diabetes foi realizada em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí.
Diabetes

Em 2012 o Ministério da Saúde publicou pesquisa que aponta que 5,6% da população adulta brasileira tem a doença. Que o diabetes é mais comum na população mais velha: 21,6% das pessoas com mais de 65 anos apresenta o diagnóstico. A doença crônica é responsável por 725 das mortes no Brasil. Sedentarismo, excesso de peso, alimentação inadequada e tabagismo são algumas causas da doença.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/589/populacao-do-promorar-faz-teste-de-diabetes-em-hospital-do-bairro