Prefeitura de Teresina realiza atividade no Dia Municipal de Combate ao Diabetes

As atividades educativas e de atendimento acontecem no Hospital do Promorar.

Nesta sexta-feira (01), das 8h às 11h, serão realizadas atividades educativas e de atendimento no Hospital do Promorar, zona Sul, pelo Dia Municipal de Combate ao Diabetes.

A programação inicia com ginástica laboral, na sequência tem painel sobre sintomas e cuidados do portador de diabetes, teste de glicemia, degustação de alimentos e orientações sobre produtos indicados para os portadores da doença.

A diretora do Hospital do Promorar, Sandra Marina, destaca que com a instituição dessa data haverá mais ações educativas. "É uma oportunidade para as pessoas ficarem atentas a alguns sintomas da doença, que geralmente só é identificada após complicações como dificuldade de cicatrização", alerta.

As ações serão realizadas em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP). A presidente da entidade, Jeane Melo, diz que fará cadastro de novos associados.

Dados do Ministério da Saúde confirmam que em Teresina 5% da população é portadora de diabetes, o que corresponde a 40 mil pessoas. São 100 mil no Piauí, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde e no Brasil são 12 milhões de diabéticos, cerca de 10% da população.

A lei

O Dia Municipal de Combate aos Diabetes foi instituído pela Lei 4.156/2012. Conhecida como a lei Enzo, tem o dia 1º de fevereiro como data oficial para a realização de atividades de conscientização e prevenção da doença.

Hospital do Promorar - Rua Ulisses Guimarães S/N. Promorar.
Fone 3215 9153

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/583/prefeitura-de-teresina-realiza-atividade-no-dia-municipal-de-combate-ao-diabetes