FMS realiza 289 exames em dia de combate à hanseníase

A ação foi marcada por exames para detecção da doença em seis unidades de saúde em todas as regiões

FMS realiza 289 exames em dia de combate à hanseníase
Um total de 289 exames realizados. Estes foram os números do Dia de Busca da Mancha Suspeita, ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, realizado no último sábado (26) pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Foram 20 casos diagnosticados em seis unidades de saúde: Hospital do Matadouro, Hospital da Santa Maria da Codipi (zona Norte), Pronto Socorro do Dirceu II, Unidade de Saúde Félix Francisco (Piçarreira) e Centro de Saúde do Saci. Mas a luta não acabou. “Qualquer pessoa que apresentar os sintomas pode visitar as unidades de saúde do município e fazer o teste”, ressalta o presidente da FMS, Luiz Lobão.
O Centro de Saúde da Vila Irmã Dulce foi palco da abertura do evento, que contou com palestra, ação educativa para esclarecer a população sobre o risco da hanseníase e uma equipe de médico e enfermeiro que estiveram de plantão para realizar o diagnóstico de todos que apresentassem manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, com perda de sensibilidade – principais sintomas do mal.
A hanseníase é uma doença que tem cura, mas é contagiosa e necessita de atenção. Em Teresina a FMS registrou 425 casos da doença somente em 2012. “O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento, que deve ocorrer de forma ininterrupta até que seja constatada a cura”, afirma Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS.
A hanseníase era conhecida antigamente como lepra e é causada por um micróbio, o bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor. A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra. Seu diagnóstico é clínico e epidemiológico, realizado por meio de análise da história e condições de vida do paciente e do exame dermatoneurológico, para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e comprometimento de nervos periféricos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/580/fms-realiza-289-exames-em-dia-de-combate-a-hanseniase