JANEIRO BRANCO

FMS realiza ações alusivas ao Janeiro Branco na Potycabana e na Av. Frei Serafim

Na sexta-feira será realizada abordagem com ponto de escuta para a população

Durante o mês de janeiro, a Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) chama atenção de todos para o Janeiro Branco, uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a saúde mental e emocional.

Dois momentos estão programados para acontecer esta semana. Dia 23, às 8h30 da manhã, haverá um momento de integração e cuidados no Parque Potycabana. "Toda a população, além dos usuários da rede de saúde mental e profissionais da FMS, está convidada a participar", explica Luana Bueno, gerente de saúde mental da FMS.

Ela informa ainda que, na ocasião, haverá uma aula de zumba e um momento de relaxamento conduzidos por especialistas. Além de abordagem da temática do Janeiro Branco. "Vamos alertar sobre os cuidados com a saúde, que devem ser integrados: corpo e mente".

Outra atividade que também será realizada esta semana pela FMS, será no dia 24, de 7h às 8h, na Avenida Frei Serafim, próximo ao Provida (Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio). "Na sexta-feira, iremos realizar uma abordagem com ponto de escuta para a população para melhor orientar sobre quais serviços da rede saúde mental podem ser procurados e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e quando procurar o serviço da rede saúde mental", explica Thiago Pires, coordenador do PROVIDA.

O ambulatório Provida oferece atendimento a pessoas com ideação suicida que buscam ajuda espontaneamente com psiquiatras e psicólogos. Este atendimento visa intervir de forma emergencial e a curto prazo na ideação suicida. O método de tratamento adotado pelo Provida é a psicoterapia de crise, uma intervenção emergencial de curto prazo com duração média de seis a oito semanas, cujo objetivo é reduzir a perturbação mental e, consequentemente, o risco de suicídio, necessitando de atendimento especializado.

O atendimento do Provida tem continuidade com encaminhamento para o serviço mais adequado, que pode ser na rede de saúde mental, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos ambulatórios com psicólogos e psiquiatras, conforme as necessidades do paciente.

Tags:
fms saúde mental Janeiro Branco

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5783/fms-realiza-acoes-alusivas-ao-janeiro-branco-na-potycabana-e-na-av-frei-serafim