Hospitais fazem diagnóstico de hanseníase neste sábado, 26

A hanseníase é uma doença que tem cura, mas é contagiosa e necessita de atenção. Em Teresina a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou 425 casos da doença somente em 2012. A hanseníase era conhecida antigamente como lepra e é causada por um micróbio, o bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor.

A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra. O diagnóstico precoce é essencial para o êxito no tratamento. E é visando isso que a FMS vai realizar ações para esclarecer a população sobre o assunto.

A principal ação que a FMS irá promover para abordar o tema hanseníase acontecerá próximo sábado, 26. O Dia de Busca da Mancha Suspeita será realizado, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. O evento acontecerá em seis Unidades de Saúde: duas da região Sul, duas das regiões Leste/Sudeste e duas da Norte.

A abertura do evento acontecera às 8h no Centro de Saúde da Vila Irmã Dulce. Oportunidade em que o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, vai falar da importância do tratamento da hanseníase. Após a fala do presidente haverá palestra com alunos da Universidade Federal do Piauí, abordando o assunto.

“A pessoa que tem uma mancha branca ou vermelha, com dormência no local, poderá fazer um teste rápido e verificar se tem hanseníase”, explica Francisco Formiga, da coordenação de hanseníase da FMS. Um médico dermatologista e um enfermeiro estarão de plantão, das 8h às 18h, fazendo atendimento da população para detecção da doença.

A população da zona Norte que deseja fazer o teste para detecção da hanseníase pode procurar o Hospital do Matadouro ou o Hospital da Santa Maria da Codipi durante todo o dia 26. Na zona Leste as pessoas podem se deslocar até o Pronto Socorro do Dirceu II ou até a Unidade de Saúde Félix Francisco. Já na zona Sul, basta irem aos Centros de Saúde Vila Irmã Dulce ou do Saci.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/578/hospitais-fazem-diagnostico-de-hanseniase-neste-sabado-26