FMS promove dia de combate à hanseníase

Dia de Busca da Mancha Suspeita acontecerá dia 26 de janeiro em toda a cidade

FMS promove dia de combate à hanseníase
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, vai realizar o Dia de Busca da Mancha Suspeita, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. O evento acontecerá dia 26 de janeiro, sábado, em seis Unidades de Saúde: duas da região Sul, duas das regiões Leste/Sudeste e duas da Norte.

“A pessoa que tem uma mancha branca ou vermelha, com dormência no local, poderá fazer um teste rápido e verificar se tem hanseníase”, explica Francisco Formiga, da coordenação de hanseníase da FMS. Um médico dermatologista e um enfermeiro estarão de plantão, das 8h às 18h, fazendo atendimento da população para detecção da doença.

A população da zona Norte que deseja fazer o teste para detecção da hanseníase pode procurar o Hospital do Matadouro ou o Hospital da Santa Maria da Codipi durante todo o dia 26. Na zona Leste as pessoas podem se deslocar até o Pronto Socorro do Dirceu II ou até a Unidade de Saúde Félix Francisco. Já na zona Sul, basta irem aos Centros de Saúde Vila Irmã Dulce ou do Saci.

A hanseníase é uma doença transmissível e afeta principalmente a pele e os nervos. A doença atinge tanto crianças como adultos e tem cura. O tratamento é feito em casa, sob orientação médica e é disponibilizado gratuitamente pela rede pública de saúde. Caso a pessoa tenha uma mancha suspeita, ela deve procurar o centro de saúde mais próximo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/574/fms-promove-dia-de-combate-a-hanseniase