SAÚDE MENTAL
CAPS infantojuvenil comemora Dia das Crianças e da Saúde Mental
O objetivo do evento foi abordar a questão da saúde mental de forma lúdica e incentivar a socialização.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) comemorou o Dia das Crianças e da Saúde Mental com uma grande festividade, que reuniu seus pequenos usuários, familiares e profissionais de saúde. O objetivo do evento foi abordar a questão da saúde mental de forma lúdica e incentivar a socialização.
De janeiro a agosto deste ano, o CAPSi realizou 10.925 atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.
O evento de Dia das Crianças contou com uma gincana entre os pacientes, além de roda de conversa e lanches para a garotada. “O tema dessa grande festa foi o filme Divertidamente, que retrata a representação das emoções na vida e no dia a dia. E nada melhor do que este tema para tratar de forma lúdica e divertida sobre um tema tão importante que é a saúde mental e sobretudo, reforçar a socialização dos nossos pacientes”, comentou o coordenador do CAPSi Wanderson Anjos.
O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional com psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.
No local são realizadas atividades como: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5717/caps-infantojuvenil-comemora-dia-das-criancas-e-da-saude-mental