CAPACITAÇÃO

Profissionais de saúde já podem se inscrever na 2ª turma do Programa Diagnóstico Precoce

As capacitações têm o objetivo de ajudar profissionais a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil

Os profissionais de saúde da Fundação Municipal de Saúde já podem se inscrever na 2ª turma de 2024 do Programa Diagnóstico Precoce para profissionais de saúde da Atenção Básica e especializada de Teresina viabilizada pelo Instituto Ronald McDonald, por meio da campanha McDia Feliz, realizada pela Rede Feminina do Piauí. O link para inscrição é:

A capacitação será ministrada pela médica oncologista pediátrica Dra. Mônica Fortes, que atua no Hospital São Marcos de referência no estado neste tipo de tratamento. A aula acontecerá no dia 14 de outubro, das 14h às 18h, no auditório da FMS, na rua Arthur de Vasconcelos, nº 3015, centro norte, Primavera.

Com o intuito de promover o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC/PI) desenvolve o Projeto Diagnóstico Precoce 2024: uma série de capacitações para profissionais da saúde. A iniciativa já acontece há quatro anos em parceria com o Instituto Ronald McDonald – Organização sem fins lucrativos que atua com a missão de promover a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. A Rede Feminina conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), que cedeu o espaço e indicou os colaboradores para participarem do projeto.

As capacitações têm o objetivo de ajudar profissionais da área da saúde da atenção básica a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil. A enfermeira da gerência de assistência hospitalar da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Aranucha Brito, destacou que a ação beneficia os pacientes. “Essa capacitação vem para trazer mais conhecimento aos profissionais, isso beneficia os pacientes com um tratamento cada vez mais eficaz”, ressalta.

O câncer infantojuvenil é a doença que mais mata jovens e crianças de 01 a 19 anos no Brasil e representa quase 8% dos óbitos, segundo estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os tipos mais comuns de câncer pediátrico são leucemia e tumores no sistema nervoso central. As causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas.

câncer capacitação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5712/profissionais-de-saude-ja-podem-se-inscrever-na-2-turma-do-programa-diagnostico-precoce