Agentes de Saúde participam de curso técnico em Teresina

Um total 889 Agentes Comunitários de Saúde participará da atividade

Agentes de Saúde participam de curso técnico em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com o Governo do Estado está promovendo a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde de Teresina por meio de um curso técnico. A abertura da atividade aconteceu na manhã de hoje (09), no auditório da FMS, com a participação dos professores e coordenadores da Escola Técnica do SUS, responsável pela capacitação.

Um total 880 Agentes Comunitários de Saúde participará do curso, que inicia no próximo dia 09 de novembro. O curso terá carga horária de 800 horas/aulas, com duração de noves meses e acontecerá as sextas-feiras e sábados, durante todo o dia.

“Os agentes comunitários lotados nas diretorias regionais de saúde Norte, Leste/Sudeste e Sul estarão envolvidos nessa capacitação. É uma formação importante para estes profissionais, tendo em vista que eles são o elo da comunidade com os serviços de saúde. Além de ser um momento para a troca de experiências”, destacou Renara Carvalho, técnica de Gerência de Atenção Básica da FMS.

Uma primeira parte da formação já foi realizada, na qual foi cumprida 400 horas da carga horária do curso. “Até julho de 2016 teremos todos esses agentes certificados e capacitados para atuarem nas comunidades de Teresina. O curso tem a importância de potencializar as capacidades de aumentar o vínculo entre as equipes de saúde e as famílias/comunidade. E, nós da Escola Técnica do SUS, estamos bastante felizes com essa parceria com a FMS”, afirmou Josélia Moreira, coordenadora geral da Escola Técnica do SUS.

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é voltado para a formação de profissionais aptos a atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde. Durante o curso serão ministradas as seguintes disciplinas: Prevenção de Agravos e Doenças prevalentes no Estado; Organização da Rede de Serviço da Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde da Criança; Atenção à Saúde do Jovem e Adolescente; Atenção à Saúde da Mulher; Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso; Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde junto às pessoas com Transtornos Mentais e Saúde do Trabalhador e Atenção à Saúde Ambiental.

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Atua na promoção da saúde e na prevenção de agravos buscando garantir a integralidade de suas ações segundo os contextos onde se desenvolvem suas práticas, potencializando suas capacidades de aumentar o vínculo entre as equipes de saúde e as famílias/comunidade. Facilita o acesso dos usuários ao sistema de saúde. Responsabiliza-se coletivamente pela promoção da saúde de indivíduos, grupos e meio ambiente. Conhece e desempenha o seu papel social de mediador entre distintas esferas da organização da vida social.

curso agente de saúde capacitação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/57/agentes-de-saude-participam-de-curso-tecnico-em-teresina