CMS

Conselho de Saúde promove conferência sobre Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O evento acontece no Diferencial Buffet nos dias 27 e 28 de junho

O Conselho Municipal de Saúde dá início amanhã (27), a partir das 19h, à 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece no Diferencial Buffet nos dias 27 e 28 de junho e visa promover debates sobre valorização profissional, equidade no acesso aos serviços e formulação de políticas de saúde duradouras.

A 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde marca a recuperação do conceito de trabalho em saúde de relevância pública, tendo em vista que são as trabalhadoras e trabalhadores do SUS os sujeitos políticos que constroem cotidianamente, em conjunto com usuários e gestores comprometidos com o SUS, as ações e serviços de saúde pública.

A abertura contará com a presença do Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, além de representantes de órgãos como Conselho Estadual, conselhos de usuários, Ministério Público, Ministério do Trabalho e parlamentares. E a programação contará com diversas palestras e mesas redondas com temáticas relacionadas aos diversos eixos temáticos acerca do trabalho na área da saúde.

A Conferência objetiva aprofundar o debate e avaliação das políticas do trabalho e da educação na saúde para formulação de diretrizes e propostas que conformem a política pública de saúde de forma permanente e consolidada, sendo importante como caminho para a visibilidade dos trabalhadores do SUS, bem como da luta por seus direitos no trabalho e realização do trabalho que atenda às necessidades da população usuária, reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer.

Veja a programação:

Dia: 27 de junho de 2024

18:00h às 20h –Confirmação de inscrições/Entrega de material da 2ª CMGTES-THE

19: 00 às 20:00hs – Mesa de Abertura:

PMT, FMS, CESPI, CMS, Conselheiro Usuário, MP, MT, Parlamentares.

Apresentação/Hino.

20:00h às 20:30m – Palestra: TEMA CENTRAL-Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.

Palestrante: Vinicius Oliveira-UESPI

Mediadora: Acilinara Moura/CMS

22:00 h: Coffee Break

Dia: 28 de junho 2024

08:00 às 08:30 – Leitura e aprovação do Regulamento.

08:30h às 11:00h – MESA REDONDA com 30 minutos para cada palestrante.

Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Palestrantes: Felipe Silva - SESAPi e Doté Thiago D Yemonja-CNS, CESPI

Mediadora: Maria do Amparo/CMS

Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Palestrante: Manoela Gomes R. Lopes-UFPI

Mediadora: Rejane Souza / CMS

Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Palestrante- Jesus Dias/ SESAPI

Mediadora: Wesllany Sousa/ CMS

10:30min: Coffee Break

GRUPOS DE TRABALHO

11:00 às 12:00 – Início dos Trabalhos de Grupos

12:00 às 13h00 – Almoço

13h00 às 16:00 – Continuidade Trabalhos de Grupos dos Eixos Temáticos

Facilitador: Emídio Mattos /UFPI

Coordenadora: Rita Porto/CMS

Facilitador: Osmar Cardoso UFPI

Coordenador: Rodrigo Maxwel/ CMS

Facilitador: Otacílio Neto/UFPI

Coordenador: Jose Roberto/CMS

17:00h –- Plenária final e Escolhas dos Delegados para Conferencia Estadual.

18h:00 – Coquetel de Encerramento

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5699/conselho-de-saude-promove-conferencia-sobre-gestao-do-trabalho-e-da-educacao-na-saude