HUT

Estudantes de Enfermagem desenvolvem cartilha sobre hemodiálise no HUT

Estudantes de Enfermagem desenvolvem cartilha sobre hemodiálise no HUT
Fonte: Ascom HUT

Os alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) produziram uma cartilha educativa com orientações sobre a terapia renal substitutiva. O trabalho é resultado da intervenção dos alunos Ivina Meneses, Júlia Rodrigues, Larissa Lopes e Lucas da Silva, do 9º período, e promete impactar positivamente o atendimento aos pacientes submetidos à hemodiálise do Hospital de Urgência de Teresina.

A hemodiálise, um importante procedimento em Unidades de Terapia Intensiva, consiste na filtração e depuração do sangue através de uma máquina, substituindo a função dos rins em pacientes com insuficiência renal. O tratamento, no entanto, pode causar instabilidade hemodinâmica e outras complicações, exigindo um cuidado ainda maior da equipe de Enfermagem.

A cartilha é destinada especialmente à equipe de Enfermagem e traz instruções sobre boas práticas durante a hemodiálise. Além disso, reconhece a importância da sensibilização e capacitação dos profissionais que passam longos períodos monitorando os pacientes. O material oferece explicações claras e detalhadas sobre o funcionamento da máquina de hemodiálise, os cuidados necessários durante o tratamento e as principais complicações que podem surgir.

Essa iniciativa não só enaltece o trabalho dos estudantes como também reforça a importância da educação contínua e do preparo dos profissionais de Enfermagem em procedimentos críticos. A cartilha foi distribuída entre os profissionais do HUT e já está sendo utilizada como material de apoio, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficiente aos pacientes.

O Hospital de Urgência de Teresina parabeniza os estudantes pelo excelente trabalho e agradece pela valiosa contribuição ao aprimoramento dos cuidados de saúde prestados no HUT. Este é um exemplo inspirador de como a dedicação e o conhecimento podem transformar práticas e salvar vidas.

Fonte: ASCOM HUT

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5696/estudantes-de-enfermagem-desenvolvem-cartilha-sobre-hemodialise-no-hut