EMPREENDEDORISMO

FMS promove feira de artesanato com produções de pacientes da rede de saúde mental

Será um momento de alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Amanhã, 17, a partir das 10h, acontecerá a ExpoRAPS Teresina, uma feira inclusiva de artesanato dos produtos feitos pelas pessoas atendidas na Rede de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento acontecerá no Teresina Shopping (espaço G3 em frente ao setor de vacinação), das 10h às 17h, e será um momento de alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é comemorado no dia 18 de maio.

Participarão da ação a Gerência de Saúde Mental, todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina e o Ambulatório PROVIDA. “Queremos gerar renda, dar visibilidade à produção deles e, desta forma, desconstruir preconceitos e estigmas de incapacidade laboral destas pessoas. Aproveitaremos também o momento para divulgar nossa rede de saúde mental”, diz Laryssa Carvalho, gerente de Saúde Mental da FMS. A inclusão no trabalho de pessoas com transtornos mentais configura-se um campo complexo com diversos desafios para a reabilitação psicossocial.

Laryssa fala ainda: “Exige-se a formulação de novas estratégias que garantam a geração de renda através de iniciativas individuais ou empreendimentos solidários”. Teresina possui uma rede de saúde mental bem estruturada e fortalecida com o PROVIDA (local que atende pessoas com ideação suicida) e sete Centros de Atenção Psicossocial, entre eles um infantil e um AD (Álcool e Drogas).

Dia Nacional da Luta Antimanicomial fms feira saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5656/fms-promove-feira-de-artesanato-com-producoes-de-pacientes-da-rede-de-saude-mental