Região do Poty Velho recebe Unidade Básica de Saúde

Seis equipes ESF atenderão cerca de 8.800 pessoas.

Região do Poty Velho recebe Unidade Básica de Saúde
Cerca de 8.800 pessoas. Este é o número estimado de usuários que serão atendidos pela nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, inaugurada hoje pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para sua construção, foram investidos R$ 666.666,67, provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estrutura contará com três consultórios médicos, três de atendimento odontológico e três de enfermagem, sala de curativos, de nebulização, de vacina, farmácia, uma sala voltada para a coleta de material e exames, outra para marcação de consultas, entre outros espaços.

“A unidade tem capacidade de comportar seis Equipes Saúde da Família, que cobrem uma população de 2.200 famílias”, afirma o Presidente da FMS, João Rodrigues. Cada equipe é formada pelos seguintes profissionais: médico, enfermeiro, dentista, sete agentes comunitários de saúde, um auxiliar de saúde bucal e um auxiliar de enfermagem.

O Presidente da FMS enfatizou a importância do serviço de baixa complexidade para o funcionamento do sistema como um todo. “A atenção básica deve ser prioridade, pois graças a ela os atendimentos de média e alta complexidade, exercidos pelos Hospitais Municipais, podem ser dinamizados”, afirma.

Já a enfermeira Nancy Loiola, representante das equipes ESF que atuam no local, acredita que a nova UBS trará muitos benefícios à população, especialmente graças ao sistema de marcação de consultas online implantado no local. “O sistema possibilita o atendimento mais rápido e eficiente. Isso só vem contribuir para que possamos atender uma parcela maior de usuários.”

Inaugurações

Esta é a segunda a Unidade Básica de Saúde a ser inaugurada pela FMS neste mês de dezembro, de um total de quatro. No último dia 12, a população do Residencial Mário Covas recebeu sua UBS, cujo nome homenageia o político piauiense Xavier Neto. No próximo sábado (15), será a vez do povoado Santa Luz. Dia 22, do povoado Cacimba Velha.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/564/regiao-do-poty-velho-recebe-unidade-basica-de-saude