HUT

HUT atua como protagonista na captação de órgãos no Piauí

Desde o início deste ano, o HUT já realizou 07 captações de fígado, 16 de rins e 26 de córneas, contribuindo para salvar vidas no Piauí e em outros estados

HUT atua como protagonista na captação de órgãos no Piauí
Fonte: Ascom HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem desempenhando um importante papel na captação de órgãos para transplantes, contribuindo significativamente para salvar vidas no Piauí e em outros estados. Desde o início deste ano, o HUT já realizou 07 captações de fígado, 16 de rins e 26 de córneas, atuando assim como um protagonista e evidenciando seu compromisso em fornecer esperança e oportunidade para aqueles que aguardam por órgãos vitais.

O processo de captação de órgãos é meticuloso e coordenado e envolve diversas etapas para garantir a máxima eficiência e sucesso dos transplantes. Quando um possível doador é identificado, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos do HUT é acionada. Após a realização de exames clínicos e de imagem, que compõem o protocolo de morte encefálica, e dado o diagnóstico de morte encefálica e mediante a autorização da família, a equipe marca o início do processo de doação.

O hospital notifica a Central Estadual de Transplantes acerca da existência de um doador. São realizados exames adicionais, como sorologia e provas de compatibilidade entre o doador e os receptores em lista de espera. Mediante o aceite dos órgãos, a equipe de transplante coordena a retirada dos órgãos, viabilizando o transporte, cirurgiões e equipe de apoio necessários. Os órgãos são retirados e viabilizados para que os transplantes aconteçam.

É importante ressaltar que o tempo é crucial nesse processo, pois cada órgão tem um tempo de isquemia específico, ou seja, um tempo que cada órgão pode ficar sem irrigação sanguínea após ser retirado do doador e antes de ser transplantado. O fígado tem um tempo de isquemia de 12 a 24 horas, enquanto os rins têm um intervalo de 24 a 48 horas. Já as córneas podem ser preservadas por até 7 dias.

É importante destacar a colaboração de diferentes instituições de saúde, desde a esfera municipal à federal, para que todo esse trabalho seja realizado de maneira eficiente. Além de Teresina, as cidades de Parnaíba e Piripiri também realizam a captação de córneas. Os órgãos captados são enviados através da Central Estadual de Transplantes (CET), para que seja definido o destino de órgãos e tecidos.

Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos

No Brasil, ser um doador de órgãos é uma decisão que pode salvar vidas. Para aqueles que desejam formalizar sua vontade, agora é possível realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) de forma simples e acessível. Através do site www.aedo.org.br, qualquer pessoa pode preencher o formulário e manifestar sua vontade de tornar-se um doador. A AEDO é assinada digitalmente e fica disponível para consulta pelas autoridades responsáveis pelo Sistema Nacional de Transplantes.

No Brasil, mais de 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos. Dessas, 500 são crianças. A doação de órgãos é mais do que um gesto de generosidade - é um ato de salvar vidas. Com o aumento de 17% nas doações de órgãos em 2023, é evidente que a conscientização é fundamental para garantir que aqueles que precisam recebam uma segunda chance. Cada órgão doado é uma oportunidade de transformar uma tragédia em esperança e renovação para aqueles que aguardam por uma nova chance.

Fonte: ASCOM HUT
hut fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5637/hut-atua-como-protagonista-na-captacao-de-orgaos-no-piaui