INFLUENZA

FMS abre 20 unidades para Dia D de Vacinação Contra a Gripe neste sábado, 13

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório

FMS abre 20 unidades para Dia D de Vacinação Contra a Gripe neste sábado, 13
Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realiza neste sábado, 13, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), das 8h às 17h, em 20 unidades básicas de saúde (lista abaixo). Neste momento, a campanha é voltada a grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde público e privado; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; povos indígenas; pessoas em situação de rua. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.


A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Emanuelle Dias, responsável pela coordenação de vacinação da FMS, reforça que "a vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves". Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.


Segundo site do Ministério da Saúde, o período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO DIA D 13/04 (SÁBADO)

CRS LESTE
UBS SANTA ISABEL 
UBS PIÇARREIRA
UBS SANTA BARBARA 
UBS PLANALTO URUGUAI
UBS VILA DO AVIÃO

CRS SUDESTE
UBS TODOS OS SANTOS
UBS NOSSA SENHORA DA GUIA
UBS ALTO DA RESSUREIÇÃO
UBS MÁRIO ROCCHI
UBS CARLOS ALBERTO

CRS SUL
UBS PARQUE PIAUÍ
UBS NOSSA SENHORA DA PAZ
UBS PORTO ALEGRE
UBS MONTE CASTELO
UBS KM 7

CRS NORTE
UBS POTY VELHO 
UBS BUENOS AIRES
UBS SANTA MARIA DA CODIPI
UBS CECY FORTES
UBS NOVA TERESINA

Tags:
Dia D fms vacinação gripe influenza

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5622/fms-abre-20-unidades-para-dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe-neste-sabado-13