Serviços de atenção básica são levados ao Poty Velho

A região recebe uma Unidade Básica de Saúde nesta sexta-feira (14)

A partir desta sexta-feira (14), a população do Poty Velho e arredores terá a seu dispor uma nova Unidade Básica de Saúde. Às 11 da manhã, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de saúde (FMS) vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde da região, que atenderá cerca de 2.200 famílias.

Serão seis equipes Estratégia Saúde da Família, cada uma com um médico, enfermeiro, dentista, sete agentes comunitários de saúde, um auxiliar de saúde bucal e um auxiliar de enfermagem. “Estas equipes têm a capacidade de atender uma população de aproximadamente 8.800 habitantes”, afirma José Ferreira Neto, Coordenador Regional de Saúde Norte.

O prédio terá em sua estrutura nove consultórios, sendo três destinados ao atendimento odontológico, três consultórios médicos e três de enfermagem, sala de curativos, de nebulização e de vacina, farmácia, uma sala voltada para a coleta de material e exames, uma sala para marcação de consultas, entre outros espaços.

A Unidade Básica de Saúde do Poty velho é a segunda a ser inaugurada pela FMS neste mês de dezembro, de um total de quatro. No último dia 12, a população do Residencial Mário Covas recebeu sua UBS, cujo nome homenageia o político piauiense Xavier Neto. No próximo sábado (15), será a vez do povoado Santa Luz. Dia 22, do povoado Cacimba Velha.

Para o Presidente da FMS, João Rodrigues, a construção de UBS simboliza a marca da atual gestão, focada na prevenção e promoção de saúde. "É importante priorizarmos a atenção básica. Por meio destas ações, podemos dinamizar os atendimentos de média e alta complexidade e evitar a lotação nos Hospitais Municipais", frisa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/562/servicos-de-atencao-basica-sao-levados-ao-poty-velho