INFORMATIZAÇÃO
FMS desenvolve sistema para informatização do registro de escalas hospitalares
O sistema será responsável pelo gerenciamento das planilhas de plantões, garantindo uma maior eficiência no registro destes dados
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implementando em suas unidades um sistema informatizado para registro de escalas hospitalares. Ele será responsável pelo gerenciamento das planilhas de plantões, garantindo a padronização das informações fornecidas aos profissionais de saúde e o Recursos Humanos, garantindo uma maior eficiência no registro destes dados. O lançamento foi no Hospital do Buenos Aires.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da FMS, Francisco Rego, o benefício do sistema será na redução do trabalho manual, uma vez que a geração automática de escalas por setor será um dos recursos principais do sistema. Dessa forma, as gerências e diretorias poderão monitorar as escalas de plantões de forma mais eficiente. “No setor da saúde, onde a demanda é contínua e imprevisível, a necessidade de um sistema web capaz de gerenciar as escalas de plantões dos profissionais de saúde se torna ainda mais crucial. Com o objetivo de otimizar esse processo, evitar erros de digitação e agilizar as informações para a Diretoria de Recursos Humanos (DRH), propomos o desenvolvimento de um sistema web completo”, diz.
O público-alvo do sistema são os gerentes, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Diretoria de RH da FMS. “Ao desenvolver esse sistema, buscamos proporcionar benefícios significativos, tais como um melhor controle dos pagamentos dos plantões realizados, redução do trabalho manual e otimização do tempo gasto na checagem das informações”, comenta Francisco Rego.
Tecnologia
Para garantir a eficácia do sistema, foi adotada uma arquitetura fullstack, utilizando tecnologias como Ruby on Rails e banco de dados Postgres, para o desenvolvimento do backend, além de PHP e MySQL. Além disso, o sistema será integrado ao RHOnline por meio de sua Application Programming Interface - API, permitindo uma comunicação eficiente entre as plataformas.
Visando garantir a segurança e privacidade dos dados, foram implementadas diversas medidas, tais como definições de papéis para os usuários e acesso restrito por meio de login e senha. Além disso, serão mantidos registros de log do sistema, garantindo o acompanhamento das ações realizadas e a comunicação com a API será feita mediante autenticação, proporcionando uma comunicação segura.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5608/fms-desenvolve-sistema-para-informatizacao-do-registro-de-escalas-hospitalares