ATENÇÃO BÁSICA

Prefeitura de Teresina inicia entrega de novo fardamento para Agentes Comunitários de Saúde

Fonte: Dantércio Cardoso / SEMCOM

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), deu início à distribuição do novo fardamento para 1301 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Essa iniciativa visa aprimorar a identificação dos profissionais e valorizar seu trabalho ao fornecer o material necessário para suas atividades.

Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel fundamental nas equipes da Estratégia Saúde da Família, atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, Teresina conta com 264 equipes distribuídas em 90 UBS, com cerca de quatro ACS em cada uma, abrangendo diferentes regiões da cidade.

Esses profissionais são responsáveis por realizar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, concentrando-se em atividades educativas em saúde tanto em domicílios como em comunidades. O ACS desempenha um papel crucial na integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, garantindo um atendimento mais próximo e eficaz.

“São 15 mil unidades para servir 1.400 ou 1.500 agentes comunitários. A saúde começa pelo cuidado do corpo de modo geral, pela alimentação, etc. Os agentes de saúde que estão recebendo esse fartamento, esse material para cuidar das pessoas, são as pessoas mais importantes numa hierarquia de cuidar das pessoas, de estrutura de saúde. É a ponta do dedo do programa de saúde da família, a ponta do dedo que bem cuidado garante todo o bom funcionamento do sistema de saúde”, explicou o prefeito Dr. Pessoa.

Com a entrega do novo fardamento, a Prefeitura reforça seu compromisso em valorizar os agentes de saúde e em fornecer as condições necessárias para que possam realizar seu trabalho com eficiência e dedicação, contribuindo assim para o bem-estar e a saúde da população teresinense.

“Hoje é um evento super importante para a Fundação Municipal de Saúde e principalmente para a nossa atenção primária, para os agentes comunitários de saúde que recebem hoje os mais de 1.300 fardamentos com vários itens, que vão desde o boné até o calçado. Então, esperamos atender bem a população, esperamos atender bem os nossos colaboradores e que eles consigam fazer um trabalho de excelência junto à população”, ressaltou o presidente da FMS, Ítalo Costa.

Jorge Secretário, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, explicou que o fardamento garante segurança para o agente e para o morador. “É, o fardamento é importante, é essencial. Ele funciona como uma porta de entrada dentro da comunidade. E aí os moradores abrem a porta sabendo que é o agente de saúde que está ali. Quem chega primeiro da atenção primária é o agente de saúde. É quem cadastra, é quem vê quais as patologias que as pessoas ali dentro da comunidade têm. E aí encaminha para a UBS”, disse Jorge.

Fonte: SEMCOM

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5596/prefeitura-de-teresina-inicia-entrega-de-novo-fardamento-para-agentes-comunitarios-de-saude