ATENÇÃO BÁSICA

FMS entrega amanhã (21) novos fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde

A partir das 11h de amanhã (21), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia a entrega do novo fardamento para 1301 Agentes Comunitários de Saúde. O kit vem para aprimorar a facilidade de identificação e valorizar os servidores com fornecimento de material de trabalho.

Os ACS compõem as equipes Estratégia Saúde da Família, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, Teresina conta com 264 equipes distribuídas em 90 UBS, cada uma contando com cerca de quatro ACS que pertencem a cada região da cidade.

Os ACS são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

“Os agentes de saúde exercem um papel muito importante na saúde municipal porque eles são o elo entre o serviço público e a comunidade. Com esta ação, queremos valorizar estes servidores e contribuir para um melhor exercício de suas funções”, comenta o presidente da FMS, Ítalo Costa.

Dentre as atividades do ACS, estão a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento dos usuários do SUS, com avaliações como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e outras, a mobilização da comunidade e o estímulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas de saúde e socioeducacional.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5589/fms-entrega-amanha-21-novos-fardamentos-para-os-agentes-comunitarios-de-saude