AÇÃO

FMS apresentará plano de ação contra o Aedes Aegypti

Já foram notificados 673 casos de dengue da capital, sendo 472 confirmações

Autoridades em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estarão reunidos amanhã, 7, a partir das 8 horas, no auditório da sede, localizado na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015, para apresentarem o Plano de Ação Contra o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o último boletim epidemiológico de arboviroses da FMS, já foram notificados 673 casos de dengue da capital, sendo 472 confirmações. Nenhum óbito. Tiveram ainda notificações de 106 casos de chikungunya, 77 confirmações. Foram 3 notificações de zika,todas confirmadas.

"Todos precisam estar envolvidos no combate ao Aedes aegypti! A recomendação é não dar espaço para a proliferação do mosquito. Recipientes contendo água, grandes como caixas-d'água ou pequenos como uma tampinha de refrigerante, podem ser criadouros de larvas do mosquito. É preciso que cada cidadão esteja atento aos riscos e vistorie, semanalmente, suas casas", fala Ítalo Costa, presidente da FMS.

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

dengue fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5574/fms-apresentara-plano-de-acao-contra-o-aedes-aegypti