CÃES E GATOS

Mais de 155 mil animais foram vacinados na campanha contra a raiva

Mais de 155 mil animais foram vacinados na campanha contra a raiva
Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou contra a raiva o total de 155.222 animais das zonas urbanas e rurais da capital, totalizando 79,56% de cobertura vacinal. Nas zonas urbanas foram vacinados um total de 132.673 animais, já na zona rural foram vacinados um total de 22.549 animais

A campanha se encerrou no último sábado (05), com a vacinação das zonas rurais Sul e Sudeste. Somente nestas áreas, foram imunizados 9.989 cães e gatos. “A campanha atingiu nosso objetivo, que é o cumprimento da meta e mostra que a população está cada vez mais consciente de que a raiva é uma doença que tem que ser controlada”, avalia Élcio Leite, gerente de Zoonoses da FMS.

Para aqueles que não conseguiram levar seus pets para a campanha, a vacina da raiva animal está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina. O atendimento acontece todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) de 8h às 11h30 e das 14h às 17h. O endereço do Centro de Zoonoses é Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça Élcio Leite.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5573/mais-de-155-mil-animais-foram-vacinados-na-campanha-contra-a-raiva