INCLUSÃO

HUT promove Oficina de Libras e capacita profissionais para comunicação mais inclusiva

Fonte: ASCOM HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu, em parceria com o SENAC, a Oficina de Libras para Saúde. A capacitação voltada para inclusão é destinada aos profissionais da rede municipal de saúde, motivada pela própria demanda desses profissionais em aprimorar sua comunicação com pacientes surdos ou com deficiência auditiva.

A importância de tornar os serviços de saúde mais acessíveis para todos os pacientes, independentemente de suas habilidades linguísticas, foi o ponto central que impulsionou a realização da oficina. Ao receber pacientes com essas características é crucial que os profissionais de saúde sejam capazes de identificá-los e acolhê-los com eficiência e empatia.

Embora o curso não capacite os profissionais para se tornarem fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ele os instrui a identificar pacientes surdos, compreender os diferentes tipos de surdez e estabelecer uma comunicação básica utilizando sinais simples. Rosário Alves, professora, tradutora e intérprete de Libras/Português e responsável por ministrar o curso, destacou que o objetivo principal é proporcionar aos profissionais uma sensibilização sobre a importância da inclusão e da comunicação eficaz com pacientes surdos.

Durante as 4 horas de duração do curso, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais sobre a comunicação com surdos, incluindo informações sobre aplicativos úteis e o programa municipal Abrace, que oferece um tradutor disponível para auxiliar na tradução das necessidades do paciente.

"Ter profissionais minimamente capacitados em libras dentro de um ambiente hospitalar, especialmente em um hospital de urgência e emergência, é crucial para garantir o atendimento eficaz e inclusivo a pacientes surdos ou com deficiência auditiva. Esses profissionais capacitados em libras irão facilitar a comunicação entre os pacientes e a equipe médica, permitindo que informações adicionais sejam transmitidas com precisão e rapidez, garantindo assim um cuidado adequado e uma resposta rápida em situações de emergência. Além disso, a presença desses profissionais promoverá a igualdade de acesso ao serviço de saúde, contribuindo para uma abordagem mais humanizada e respeitosa para todos os pacientes, independentemente de suas habilidades linguísticas", explicou Rosário Alves.

A iniciativa obteve excelente receptividade por parte dos profissionais da saúde, demonstrando o compromisso do HUT com a melhoria contínua do atendimento médico e a inclusão de todos os pacientes, independentemente de suas necessidades específicas.

Fonte: ASCOM HUT

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5558/hut-promove-oficina-de-libras-e-capacita-profissionais-para-comunicacao-mais-inclusiva