ALEGRIA

Rede de Saúde Mental da FMS realiza carnaval unificado dos CAPS

Rede de Saúde Mental da FMS realiza carnaval unificado dos CAPS
Fonte: Ascom FMS

Amanhã, 8 de fevereiro, às 16 horas, muita alegria e descontração no Estacionamento da Ponte Estaiada. Será realizado o carnaval dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina. O evento foi organizado pela Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com apoio da Prefeitura de Teresina e da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

"Será um momento de diversão, integração e fortalecimento da política antimanicomial que preza pela inserção das pessoas com transtorno mental nos espaços sociais, culturais e de autonomia. O grupo carnavalesco fortalece a importância das atividades extra muro e a interação entre a rede de saúde mental. O momento será destinado aos usuários e profissionais dos serviços de saúde mental do município de Teresina", explica a gerente de Saúde Mental da FMS, Larissa Carvalho.

Os CAPS são Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. O objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico. Teresina tem sete CAPS, entre eles um infantil e um específico para atender dependentes de álcool e outras drogas (CAPS AD).

carnaval

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5540/rede-de-saude-mental-da-fms-realiza-carnaval-unificado-dos-caps