CORSO

FMS define estratégias de saúde para o Corso de Teresina

Na manhã de hoje (31), as equipes estiveram reunidas no auditório da instituição para definir as estratégias que serão adotadas no Carnaval 2024.

FMS define estratégias de saúde para o Corso de Teresina
Fonte: Ascom FMS

As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão levando ações de saúde para o corso no próximo sábado (03). Na manhã de hoje (31), as equipes estiveram reunidas no auditório da instituição para definir também as estratégias que serão implementadas durante o carnaval.

Na manhã do evento do corso, os fiscais da Vigilância Sanitária de Teresina irão inspecionar o comércio ambulante de alimentos e bebidas, instalados ao longo da Avenida Raul Lopes onde ocorrerá o evento. Como explica a gerente Larisse Portela, será realizado um processo educativo quanto à correta manipulação e exposição de produtos comercializados no local, de acordo com a RDC 43/2015.

No horário da tarde, as equipes serão distribuídas em grupos para que todos os ambulantes ali instalados passem pela vistoria da Vigilância Sanitária. “Mesmo com orientações prévias, algumas irregularidades costumam ocorrer e a presença das equipes de fiscalização são imprescindíveis para minimizar e controlar os riscos sanitários, atendendo a nossa missão institucional de promover e proteger a saúde dos teresinenses”, diz a gerente.

A coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS da FMS também estará presente no Corso, fornecendo insumos (preservativos masculino e feminino) e levando orientações para os foliões.

Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará de plantão com ambulância, insumos, equipamentos de salvamento em caso de acidentes, equipe qualificada com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, condutores, uma ambulância de suporte avançado e uma motolância de plantão. “Este ano, os hospitais do Monte Castelo e Primavera, além do HUT, estarão a postos para os atendimentos em saúde durante o corso” informa Aranucha Brito, enfermeira do Apoio Técnico da Gerência de Assistência Hospitalar da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5525/fms-define-estrategias-de-saude-para-o-corso-de-teresina