PREVENÇÃO
Oito Unidades Básicas de Saúde de Teresina realizam tratamento para pessoas pararem de fumar
O uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950
Teresina tem oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) que fazem parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT): UBS Santa Luz, UBS Vila Bandeirante, UBS Buenos Aires, UBS Parque Flamboyante, UBS Todos os Santos, UBS Irmã Dulce, UBS Esplanada e UBS Alegria.
"Aquele usuário que manifesta o desejo de parar de fumar pode ir direto a umas das unidades que fazem parte do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e também podem se informar com a equipe de saúde da família da própria unidade onde ele já é atendido", afirma Natália Guerreiro, gerente de ações estratégicas da FMS.
O PNCT se destaca na articulação para implementação principalmente da educação, comunicação, treinamento e conscientização do público; medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco. Além disso, por meio de seu trabalho em rede, cria uma capilaridade que contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no país, ainda que não estejam diretamente sob a governabilidade do setor saúde.
O uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas. A atuação governamental, no nível federal, começou a institucionalizar-se em 1985 com a constituição do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo no Brasil e, em 1986, com a criação do Programa Nacional de Combate ao Fumo.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5520/oito-unidades-basicas-de-saude-de-teresina-realizam-tratamento-para-pessoas-pararem-de-fumar