VACINAÇÃO

FMS passa a adotar novas regras de vacinação contra a covid-19

FMS passa a adotar novas regras de vacinação contra a covid-19
Fonte: Ascom FMS

A partir de segunda-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a adotar as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para covid-19. Dentre as mudanças, estão a incorporação do esquema na vacina de rotina infantil e obrigatoriedade de novas doses de reforço apenas para grupos prioritários.

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses. "Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina anteriormente são consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente", explica a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

O documento estabelece ainda os grupos que seguem recebendo reforços periódicos da vacina: Pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

A FMS irá contemplar estes grupos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade logística. “No momento, estamos imunizando idosos, pessoas imunocomprometidas e, a partir de segunda-feira (29), os trabalhadores da saúde. À medida que recebermos novas doses iremos ampliar para os demais grupos prioritários”, orienta a coordenadora de vacinação da FMS.

A vacina contra a covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. O horário de funcionamento do shopping é das 10h às 20h, e nas UBS das 8h às 12h e das 13h às 17h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e um documento que comprove que a pessoa faz parte dos grupos prioritários.

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.   "É importante destacar que, à medida que forem obtidas novas aprovações regulatórias e que vacinas adaptadas às novas variantes estiverem disponíveis no país, as recomendações e os esquemas de vacinação podem ser atualizados pelo Ministério da Saúde", diz Emanuelle Dias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5513/fms-passa-a-adotar-novas-regras-de-vacinacao-contra-a-covid-19