FMS promove seminário de doenças infecciosas na gravidez

A Gerência de Epidemiologia em parceria com a Coordenação Municipal de DST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove durante os dias de hoje (29) e de amanhã (30) o IX Seminário de Doenças Infecciosas na Gravidez. O evento é voltado para os profissionais da FMS, estudantes da área de saúde e para os demais interessados.

Serão discutidos durantes os dois dias de seminário os principais cuidados que os parceiros devem ter em suas relações sexuais, uma vez que um dos dois possua algum tipo de doença sexualmente transmissível para que a criança não venha a desenvolver qualquer tipo patologia.

“Doenças como herpes, mesmo em sua forma simples, podem ocasionar uma elevada taxa de mortalidade do feto, isso se dá ao fato de que a mulher, durante seu período de gestação possui uma elevação hormonal, fazendo com que uma simples doença possa virar um grande vilão para o feto ”, relata Maria das Dores Rocha palestrante do seminário.

Durante a manhã de hoje, foram discutidos os temas: Síndrome do Corrimento Uretal Masculino (Saúde do Homem), Herpes e a perspectiva para o uso da vacina contra o HPV. Logo mais à tarde, a partir das 14h o público conta com uma mesa redonda sobre “Atenção Básica e a Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis”, além de uma conferência sobre a Rede Cegonha.

Já no dia 30, durante toda a manhã acontecerá a conferencia: “Violência contra a Mulher em Teresina - Pi” com a presença da delegada Vilma Alves e uma mesa redonda com o tema: Prevenção das DSTs. Durante a tarde, acontecerá também a palestra “ Diretrizes Gerais para redução da Mortalidade Materna – Infantil – Experiência exitosa” com Cecília Dellatorre. Em seguida, o público vai contar também com a palestra: “Assistência ao Pré-Natal em Teresina- Pi” com Maria das Dores Nunes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/551/fms-promove-seminario-de-doencas-infecciosas-na-gravidez