Prefeito Dr. Pessoa vistoria obras do Hospital da Mulher de Teresina

Prefeito Dr. Pessoa vistoria obras do Hospital da Mulher de Teresina
Fonte: Marcelo Cardoso/SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve, na manhã desta sexta-feira (19), visitando as obras do Hospital Municipal da Mulher, localizado no cruzamento da BR-343 com a avenida Miguel Rosa, na zona Sul da cidade. Na ocasião, o prefeito pediu mais celeridade para que a obra seja entregue antes do prazo previsto.

“A parte física está prevista para ser entregue já no mês de agosto. Teresina vai receber uma obra que será um marco para nossa capital e beneficiará toda a população, principalmente as mulheres de nossa cidade”, disse o gestor do executivo municipal.

O hospital, que tem um investimento de aproximadamente R$ 58 milhões, terá mais de 15 mil metros quadrados de área, 150 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 6 salas de cirurgia e um espaço destinado ao apoio diagnóstico e consultas especializadas.

O Diretor executivo da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Edmilson Ferreira, falou sobre a execução e responsabilidade da obra. “A fase é inicial, já montamos o primeiro serviço aqui, a liberação da obra, foi para fazer o canteiro de obras e começar a terraplanagem. Estamos aqui com todo maquinário para execução o mais rápido possível. A construtora Vanguarda, é a empresa que venceu a licitação para execução da obra, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), é a gestora do contrato, a empresa supervisora, que fará o acompanhamento de toda a obra e a ETURB, que vai monitorar todas as fases da construção”, reforçou Edmilson Ferreira.

O engenheiro civil, Jivago Castro, diretor/presidente da construtora Vanguarda, empresa contratada para execução da obra, explicou em que fase está os trabalhos.

“A obra é composta por três grandes blocos, um bloco de apoio, um de internação para 150 leitos e outro de atendimento geral que é para onde o paciente entra. Esta área que estamos trabalhando, ela tem aproximadamente 3 mil metros quadrados, nós estamos concluindo a parte de corte de material inservível e vamos começar o lançamento de material para aterro, para colocar na cota aqui de piso e, em seguida, iniciar as fundações que vão ser a escavada. Daí, a gente entra com a montagem dos perfis metálicos e depois a vedação. Essa sequência funciona como uma indústria, esse tipo de obra é uma obra mais enxuta. Ela é bem mais mecanizada do que uma obra normal de construção civil, por isso a gente consegue acelerar mais o prazo, a estrutura metálica, ela vem pra isso. Então o nosso cronograma, a gente quer estar em agosto, aniversário de Teresina, com os três blocos aqui cobertos na altura, dando acabamento, fazendo reboco, fazendo já revestimento”, reforçou o engenheiro.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa, o Hospital da Mulher vai ser de grande relevância para o município de Teresina.

“O Hospital da Mulher será referência no atendimento a mulher, vai ser um salto para saúde de Teresina porque vai ser um centro voltado para esse público de atendimento integral desde a sua assistência com todos os recursos complementares, vai ser um marco importante para esse grupo de pacientes”, ressaltou.

Estiveram presentes durante a visita vários secretários, como o da Comunicação, Thesco Silva, da Educação, Nouga Cardoso, Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Neto do Angelim, Semcaspi, Alan Cavalcante, da Juventude, Valdemir Virgino, Presidente da Empresa Teresinenses de Dados (Prodater), Caio Bucar Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa, Diretor Executivo da Eturb, Edmilson Ferreira, além da vereadora Graça Amorim.

Fonte: SEMCOM
PMT

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5507/prefeito-dr-pessoa-vistoria-obras-do-hospital-da-mulher-de-teresina