REDE ORGANIZADA

FMS tem leitos suficientes para isolamento de pacientes com Covid

FMS tem leitos suficientes para isolamento de pacientes com Covid
Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informa que a rede hospitalar municipal encontra-se organizada para o manejo de casos positivos da Covid, contando com leitos de internação disponíveis para isolamento de pacientes em todos os hospitais do município. A fila de pacientes com COVID-19 à espera de leito nos sistema municipal de regulação encontra-se zerada, sem nenhum paciente aguardando vaga.

A  FMS encontra-se preparada para mudanças na configuração de leitos hospitalares na dependência de sinalização de mudanças no cenário epidemiológico local e da capacidade assistencial,diz Walfrido Salmito,diretor de Vigilância em Saúde da FMS.A rede de saúde municipal conta com estoque de segurança de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de testes rápidos de antígeno (TRAg) - itens primordiais para a detecção, diagnóstico, monitoramento e manejo de casos suspeitos e confirmados de COVID-19, fala Salmito.

Atualmente a capital piauiense disponibiliza a testagem em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e em todos os hospitais municipais e apenas na primeira semana de 2024 foram realizados 800 testes na cidade.

A FMS informa ainda que monitora diariamente os indicadores da COVID-19 no município, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde municipal (CIEVS-Teresina). "Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2, a quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com COVID-19. Também é monitorada a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas na cidade", diz Walfrido Salmito.

Teresina é uma das cidades brasileiras que mais vacinou sua população contra COVID-19 no país. Atualmente a cobertura vacinal do esquema básico contra a doença ultrapassa os 90%. Reiteramos que a dose de vacina bivalente é disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde distribuídas pelas zonas urbana e rural da cidade, incluindo um posto de vacinação localizado no Teresina Shopping (edifício garagem - estacionamento G3), que funciona de segunda a sexta, das 10 às 20 horas). A FMS ressalta que todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de COVID-19 em Teresina é realizado tendo como base os parâmetros relacionados acima, reavaliados diariamente para ajustes, conforme as necessidades do município.

fms leitos COVID

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5499/fms-tem-leitos-suficientes-para-isolamento-de-pacientes-com-covid