PESQUISA

FMS e Instituto Evandro Chagas se unem em pesquisa sobre a síndrome de Guillain-Barré

A pesquisa é sobre a bactéria intestinal Campylobacter jejuni na gênese das doenças diarreicas agudas e da síndrome de Guillain-Barré no Piauí.

Fonte: FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu ontem (12) a visita da responsável pela seção de bacteriologia do Instituto Evandro Chagas, Cintya Oliveira. A pesquisadora veio com objetivo de propor uma parceria entre a FMS e a instituição em uma pesquisa sobre a bactéria intestinal Campylobacter jejuni na gênese das doenças diarreicas agudas e da síndrome de Guillain-Barré no Piauí.

A FMS já realiza trabalhos em parceria com o Instituto Evandro Chagas desde 2015, com testagens para anticorpos contra a bactéria nas amostras de sangue dos pacientes vitimados pela síndrome. Agora, propõe-se testar também as fezes dos pacientes quanto à presença de Campylobacter jejuni, tanto por cultivo em meios de cultura (isolamento) quanto por testes para detecção de antígeno (partículas da bactéria).

“A infecção por Campylobacter jejuni é considerada pela literatura científica internacional o principal gatilho infeccioso que precede e deflagra a síndrome de Guillain-Barré e uma importante causa de surtos de diarreia aguda em pessoas com fonte alimentar comum”, explica o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito. “Essa parceria será de grande contribuição para adquirirmos novos conhecimentos sobre a relação entre a bactéria e a doença”, diz.

A reunião contou com a presença de técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Teresina (CIEVS), com a Gerência de Epidemiologia e com a Gerência de Zoonoses do município.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5471/fms-e-instituto-evandro-chagas-se-unem-em-pesquisa-sobre-a-sindrome-de-guillain-barre